segunda-feira, 14 de abril de 2008

Editorial


Wébe A. Queiroz


Como professor de geografia, mesmo tendo escolhido a área da política não posso ficar omisso ao descaso e desrespeito dos moradores do Condomínio Cozumel com a Natureza. Veja nesta edição, matéria completa sobre o Lixo, publicada no Correio de Uberlândia, em Dezembro de 2007 e comece a reciclar.

No primeiro jornal, neste espaço assegurávamos que tínhamos conquistado um veículo de comunicação importante para a socialização e conhecimento no Cozumel; No entanto faltam colaboradores, sobrecarregam alguns e ainda chovem problemas.

Sendo assim, como minha maior preocupação está na formação das pessoas e como descartam as embalagens dos produtos que consomem em seus apartamentos, desde as plásticas, de papel, vidro e até as orgânicas. Precisamos rever nossas praticas.

Tenho que fazer alguma coisa e lembrá-los que não bastou o projeto, as oficinas desenvolvidas o ano passado, pela Comissão de Meio Ambiente, coordenada pelo Rubens, e financiados pela Caixa Econômica Federal e Dmae, o que resultou na construção do espaço especifico, próprio para Coleta Seletiva, para separar os Plásticos (Pet), Papelão, Latas e Vidros descartáveis; Além dos Todos (Chuva e Sol) e Jogos de Mesa para o Salão de Eventos. E elas (as oficinas) estão voltando a partir deste Jornal.

Tudo o que fizemos, não foram suficiente para sensibilizar os moradores a separá-los, é uma mistura total, de Material Orgânico e Reciclável; até mesmo no espaço especifico para Coleta Seletiva, jogam o material orgânico e papel higiênico.

Sabemos que é uma questão cultural, de formação e desperdícios, mais as coisas mudaram, são diversas campanhas locais e nacionais (veja outras matérias no jornal), e precisamos urgentemente acordar, e começarmos a separar as garrafas PET (refrigerantes) e embalagens de papelão (pizza), que consumimos em maior escala.

Temos que educar nossos filhos com exemplos de respeito e solidariedade de uns para com os outros, incentivando-os a praticar o que eles vêem nos bons programas infantis de TV, e apreendem nas boas Escolas.

Vou encerrando este editorial, prestando conta da Receita, das vendas dos recicláveis, como também das Despesas, e ainda convidando todos a fazerem sua parte. Uma boa Leitura e acompanhe as notícias do nosso Jornal “O Cozumel” envolvendo mais neste trabalho em 2008.

Nenhum comentário: