terça-feira, 13 de maio de 2008

Como funciona o fast food?

por Tracy V. Wilson - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução

Nos países mais desenvolvidos não é necessário ir longe para encontrar um restaurante de fast food. Você também não pode ir longe sem avistar carros, mesmo se a maioria deles for composta de táxis. Na maior parte do tempo, carros e restaurantes de fast food parecem estar em todos os lugares. Isto de fato não é mera coincidência - sem os carros, nós não teríamos fast food.

O fenômeno do fast food evoluiu a partir dos restaurantes drive-in construídos no sul da Califórnia, no início da década de 40. Os donos de restaurante quiseram tirar vantagem da crescente popularidade dos carros, assim planejaram restaurantes que permitiam às pessoas fazer o pedido e comer sem sair de seus veículos. Os drive-ins fizeram sucesso e estavam sempre cheios; entretanto, eles geralmente utilizavam o mesmo número de opções de preparo de comida que os outros restaurantes. O serviço não era rápido e a comida não era necessariamente mantida quente até as garçonetes entregarem o pedido.

Richard e Maurice McDonald tiveram este tipo de restaurante. Após comandá-lo com sucesso por 11 anos, eles decidiram aperfeiçoá-lo. Eles desejav

am preparar a comida com mais rapidez, vendê-la mais barato e gastar menos tempo com cozinheiros e garçonetes. Os irmãos fecharam o restaurante e renovaram a área de preparo da comida para funcionar de modo mais parecido com uma linha de montagem de automóveis e menos parecido com um restaurante.

O antigo drive-in já tinha deixado os irmãos ricos, mas o novo restaurante - que se transformou no McDonald's - os tornou famosos. Donos de restaurantes viajavam de todos os cantos do país para copiar seu sistema de preparo de comida rápida, chamado por eles de Sistema de serviço rápido. Sem carros, Carl e Maurice não teriam um re

staurante drive-in para improvisar. Sem as linhas de montagem, eles não teriam a base para seu método de preparar a comida.

Antes dos irmãos McDonald inventarem seu sistema de produção de fast-food, alguns restaurantes preparavam a comida com bastante rapidez. Estes restaurantes empregavam cozinheiros de preparo de comida rápida, especialistas em preparar comida que não requeriam muito tempo de preparação. Se tornar um cozinheiro de preparo de comida rápida requer habilidade e treino e a demanda por bons cozi

nheiros era enorme. Contudo, o sistema de rapidez era completamente diferente. Em vez de utilizar um cozinheiro habilidoso para fazer a comida rapidamente, eles usavam vários funcionários despreparados, cada um deles contribuiu com um degrau específico, pequeno, no processo de preparação.

As mudanças dos irmãos McDonalds também se aplicaram ao desenho da cozinha do restaurante. Ao invés de se ter vários equipamentos e lugares para preparar uma grande variedade de comida, a cozinha rápida tinha:

  • uma enorme grelha na qual se poderia fritar vários hambúrgueres simultaneamente;
  • uma estação de temperos onde se poderia colocar os mesmos condimentos em todos os hambúrgueres;
  • uma fritadeira para se fazer batatas fritas;
  • um balcão de refrigerantes e máquina de milk-shake para bebidas e sobremesas;
  • um balcão onde os clientes poderiam fazer os pedidos e recebê-los.

imagem cedida por Tim Large/ Stock.xchng
Uma fritadeira em uma cozinha rápida

Ao invés de ser planejada para facilitar o preparo de vários tipos de comida em um tempo relativamente curto, a proposta da cozinha rápida era de fazer poucos itens em grande quantidade. Por exemplo, quando Ray Kroc, fundador da corporação McDonald's, visitou o restaurante pela primeira vez em 1954, estava vendendo máquinas de milk-shake que poderiam preparar cinco de uma só vez. Os irmãos McDonald compraram oito de uma vez.

Tipo de ilustração que mostra a uniformidade dos restaurantes de fast food
Quando você visita diferentes restaurantes que pertencem a mesma cadeia de fast food, o cardápio e o preço são praticamente os mesmos

Cópias do Sistema de Serviço Rápido foram difundidas ao longo da Califórnia e para o resto dos Estados Unidos com os donos de restaurantes adaptando as técnicas para seus próprios negócios. Muitas das cadeias que copiaram as idéias dos irmãos McDonald ainda existem - eles servem de tudo: de tacos a frangos. Embora sirvam tipos muito diferentes de comida, eles têm algumas características básicas em comum:

  • quando você visita um deles e entra, quase sempre faz o pedido e o recebe no balcão;
  • quando você dirige seu veículo a um deles, seu pedido é feito em um microfone ou janela e alguém lhe serve através de uma janela;
  • a comida chega acondicionada individualmente e em um saco ou bandeja;
  • você pode comer a maior parte da comida sem usar faca ou garfo;
  • a comida é relativamente barata;
  • os restaurantes da mesma cadeia se assemelham fisicamente ou são idênticos uns aos outros;
  • quando você visita diferentes restaurantes de uma mesma cadeia de fast food, o cardápio e o preço são praticamente os mesmos.

Há uma razão para esta uniformidade no fast food - ela é resultado da produção em massa.

Nenhum comentário: