terça-feira, 6 de maio de 2008

Cozinhando sem prejudicar o meio ambiente

Como cozinhar de maneira eficiente sem prejudicar o meio ambiente.
por Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"
Introdução

Planejando com antecedência, você pode cozinhar e congelar produtos da estação – baratos e abundantes. Usando as sobras de forma econômica e preparando receitas rápidas e saudáveis que usam menos gás e eletricidade, você reduz o tempo que passa na cozinha e também economiza.

Faça um pouco mais

Ao cozinhar, prepare porções maiores para usar nas refeições do dia seguinte ou congelar. Assim, você economiza tempo e dinheiro.

  • Ao grelhar ou assar peito de frango ou filé de cordeiro, faça um pouco mais para usar em sanduíches no dia seguinte.

  • Cozinhe um pouco mais de batata e massa para preparar uma salada de batata ou macarrão. Depois de cozida, misture a massa com um pouco de azeite, para evitar que resseque, e cubra-a em seguida.

  • Ao preparar massa de pizza, duplique ou triplique a receita e congele o excedente. A massa levedada se conserva no freezer por até 2 meses.

  • Ao cozinhar ovos, acrescente alguns para usar na salada de espinafre, em sanduíches ou na salada de batata.

  • Em vez de fritar cebolas para uma só refeição, pense em prepará-las em grande quantidade para congelar uma parte. Fritar muitas cebolas requer só um pouco mais de energia do que para preparar uma ou duas.

  • Na próxima vez que preparar feijão-manteiga ou soja, cozinhe todo o pacote e congele a parte que não usar. Bata no liquidificador para formar um purê e congele em porções de 1 xícara para depois acrescentar a sopas cremosas ou purê de batata.
  • Ao preparar crepes, faça uma grande quantidade e congele o que não for consumir em uma pilha, separados por círculos de papel impermeável. Você pode guardar o papel para reutilizá-lo da próxima vez.
  • Ao preparar massa podre, duplique a receita e congele metade, no formato de bola ou de torta, pronta para assar.
  • Aproveite ao máximo as frutas da estação e prepare uma receita dupla de saudáveis bolinhos ou bolos de frutas ou legumes. Eles congelam muito bem e são ideais para um rápido café da manhã ou lanche nutritivo.
  • Se você usa com freqüência castanha, nozes ou sementes, compre uns dois quilos delas bem frescas, pique-as no processador de alimentos ou manualmente e congele-as no tamanho das porções que costuma usar.
Pros & contras - É seguro cozinhar no microondas? O forno de microondas economiza energia porque requer menos tempo do que os fornos convencionais. Mas será que o microondas afeta os alimentos e a saúde? Parece provável que o microondas na verdade faça com que menos vitaminas, sais minerais e nutrientes se percam no cozimento. O processo não é prejudicial porque a radiação cessa quando o forno é desligado. No entanto, há risco para a saúde se a comida não for aquecida homogeneamente – uma desvantagem do microondas –, pois não elimina todas as bactérias.

Nenhum comentário: