
Eurípedes Marccos
Fonte do assunto: Dra Olga Inês Tessari (www.ajudaemocional.com)
Entre quinta-feira e ontem, Meninos de 12 e 15 anos foram apreendidos
A apreensão ontem de um menino de 15 anos com 550 pedras de crack, no bairro Canaã, apontado como responsável pelo ponto de tráfico escancara o que pesquisadores e autoridades policiais já constataram: os jovens entram cada vez mais cedo para o mundo das drogas e assumem as bocas-de-fumo no lugar dos traficantes.
Das quase duas mil ocorrências envolvendo menores no ano passado, mais da metade delas foi por uso ou tráfico de drogas, segundo a Polícia Militar. É também por causa das drogas que crianças e jovens praticam outros crimes. Na quinta-feira, desta vez, no bairro São Lucas, outros seis meninos, um deles de 12 anos, foram apreendidos também por tráfico.
Uma pesquisa da socióloga Simone de Loiola Vieira, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), apresentada no ano passado revela que 55% dos adolescentes pesquisados alegaram que entraram para o mundo do crime para sustentar o vício.
As ocorrências comprovam também a redução da idade em que iniciam no crime. “Infelizmente, a gente tem visto crianças cada vez mais jovens se envolvendo com o tráfico e isso é assustador.
A gente parte do pressuposto de que crianças são inocentes, mas não é esta a realidade”, constatou a delegada da Infância e Juventude, Lia Eunice Valechi da Silva. Todos os menores apreendidos nas duas ocorrências foram autuados e levados para o Centro Socioeducativo de Uberlândia. Por lei, eles poderão ficar no máximo por três anos internados no centro de ressocialização.
Ocorrências
O garoto de 15 anos apreendido no bairro Canaã é acusado de tráfico de drogas. Na casa onde ele residia foram encontradas mais de 550 pedras de crack. Na delegacia, o garoto assumiu toda a responsabilidade pela droga. Nas declarações à delegada da Infância e Juventude, Lia Eunice Valechi da Silva, ele disse que o local era uma ‘biqueira’, que na linguagem do tráfico significa ponto-de-venda de drogas. O adolescente confessou ainda ser o responsável pela comercialização. A mãe do garoto contou à delegada que, há alguns dias, o filho havia saído de casa e que estava morando na rua Jericó com rua Nilo, onde foi apreendido.
Menor apreendido diz que comandava ponto-de-venda
A apreensão do adolescente foi feita pelos militares do Grupo Especial de Patrulhamento de Área de Risco (Gepar) do bairro Canaã. Conhecido dos militares, o menino tem apenas uma passagem por furto. “Para nossa surpresa, ela tinha apenas uma passagem, mas sabemos que ele é autor de diversos furtos no bairro Planalto. Ultimamente se aliou com os traficantes do bairro Canaã e estava tomando conta da boca-de-fumo”, afirmou o cabo Fábio Henrique Silva Teixeira, do Gepar Canaã.
O menor assumiu, sozinho, a posse da droga, mas as autoridades sabem que é muito comum o traficante delegar esta responsabilidade aos menores de 18 anos. “Com certeza tem alguém por trás. Colhemos todas as informações que foram repassadas para a Polícia Civil, que ficará responsável pelas investigações”, afirmou o cabo Fábio.
Mais droga
O cerco ao tráfico não pára. A Polícia Civil apreendeu 4,2 quilos de maconha e dois papelotes de cocaína que estavam em poder de Denes Carlos Resende dos Passos, 23 anos. A droga estava escondida na casa do acusado, na rua Líder, no bairro Laranjeiras. Ele foi preso e autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Fonte:Gleide Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário