quinta-feira, 29 de maio de 2008

Vaso sanitário da "Estação Espacial Internacional" quebra e deixa astronautas com problemas para urinar


Ai, ai. Meu Deus, e agora?
Já imaginaram esse banheiro quebrado? Os astronautas podem estar passando aquele apuro. Pior ainda, aquele cheirinho desagradável. Que tal pedirem ajuda aos políticos do Brasil, são bastante experientes com esse tipo de sujeira.

Eurípedes Marccos

Os três tripulantes da ISS (Estação Espacial Internacional) estão com problemas para fazerem uma de suas necessidades básicas. O vaso sanitário da estação, de fabricação russa, está quebrado, fazendo com que os astronautas tenham de buscar outros meios para urinar.

Felizmente, segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), o sistema de coleta de resíduos sólidos está funcionando normalmente --o problema está no mecanismo que recolhe resíduos líquidos.

Por isso, os tripulantes tiveram de usar o vaso sanitário, não muito confortável, localizado na cápsula Soyuz, que serve como veículo de fuga em caso de emergência. Entretanto, em razão de o banheiro da cápsula ter capacidade limitada, os astronautas tiveram de recorrer a uma espécie de sistema com bolsa coletora que pode ser acoplado ao vaso danificado.

Nicole Cloutier, porta-voz da Nasa, informou que a nave Discovery, que deve deixar a Terra rumo à ISS no próximo sábado (31), vai levar peças para ajustar o problema. Essa correção é bastante necessária já que a Discovery vai levar mais sete astronautas para a estação espacial.

Para dar espaço para essas peças na Discovery, a Nasa está retirando outros itens do ônibus espacial --objetos que não são necessários pelos próximos seis meses e podem esperar para serem enviados. Segundo um profissional da agência "claramente, ter uma vaso sanitário que funcione é uma prioridade".

Fonte: Folha On line

Nenhum comentário: