
O sistema integrado de transporte coletivo de Uberlândia passa a contar, a partir deste domingo, dia 15, com mais 96 ônibus 0 km em sua frota. Os veículos equipados com elevadores para acesso de portadores de deficiência foram apresentados ontem, na sede da empresa Viação Sorriso de Minas, após percorrerem as ruas da cidade em carreata. O evento foi acompanhado por autoridades municipais, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (Compod), além de diretores da empresa.
Ao contratar mais uma empresa de transporte coletivo para operar no terceiro lote do sistema integrado de Uberlândia, o Governo Municipal amplia o atendimento a população sem causar prejuízos para os trabalhadores que já atuavam no sistema. O contrato assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e a Viação Sorriso de Minas possibilitou a absorção de todos os trabalhadores que eventualmente foram desligados das outras duas companhias que já operavam na cidade.
Para o presidente do Compod, Edson Luiz de Queiroz, este é um marco histórico para Uberlândia. Segundo ele, desde a criação da lei orgânica do Município, em 1990, o conselho lutava para que a cidade cumprisse a lei e oferecesse pelo menos 15% de sua frota adaptada para cadeirantes. “Hoje Uberlândia conta com 200 ônibus adaptados, isso representa 55% da frota”, comemora Edson Queiroz. Edson acrescentou ainda que a administração municipal está quites com o seu seguimento. “Nossas expectativas foram superadas”, disse o presidente do conselho, acrescentando ainda que a nova frota veio em boa hora para a setor no qual vai operar por se tratar de uma região onde estão concentradas instituições de atendimento a portadores de deficiência como a AACD e a Aparu.
Para a Administração Municipal a entrega dos novos ônibus é uma resposta para a cidade de Uberlândia que, até 2005, contava com uma frota insuficiente para atender a população e que se encontrava em estado precário de conservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário