segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Como funciona a anorexia nervosa?


Nolita / Foto: Oliviero Toscani

A anorexia nervosa é classificada como uma doença psiquiátrica, do grupo dos transtornos alimentares. As pessoas afetadas por ela se recusam a apresentar um peso considerado normal para sua idade e altura. Pessoas com anorexia apresentam um medo muito grande de ganhar peso e têm uma visão alterada de sua imagem corporal.

Há poucos dados sobre a freqüência da doença na população. É mais comum em mulheres. Aproximadamente 1% das adolescentes ou mulheres jovens apresentam anorexia, mas esse dado pode estar subestimado. Embora menos freqüente, também pode acontecer em adolescentes do sexo masculino.

A ingestão inadequada de alimentos ou a prática exagerada da atividade física resulta em grande perda de peso.

As possíveis causas da anorexia

A causa exata da anorexia nervosa é desconhecida, mas atitudes sociais em relação à aparência corporal parecem ter um papel importante.

Contribuem para a doença fatores genéticos, constitucionais, psicológicos, traumas pessoais, estrutura familiar, fatores sociais e culturais. A maior parte dos casos apresenta envolvimento de mais de um fator.

A anorexia é uma doença do mundo ocidental mais freqüente em mulheres que trabalham como modelos, bailarinas ou outras profissões que exijam manutenção do peso. A puberdade, mortes na família e outros eventos estressantes são fatores que podem desencadear a doença. Outro ponto importante é a pressão familiar ou no trabalho para perder peso. Além disso, normalmente quem sofre de anorexia nervosa dá atenção aos comentários de outras pessoas sobre o seu peso.

A anorexia nervosa usualmente acontece na adolescência ou na fase de adulto jovem. As mulheres brancas de alta escolaridade são as que apresentam maior risco da doença. Algumas teorias mostram uma correlação forte entre um padrão de comportamento dos pais que são muito exigentes em relação aos filhos e o risco da doença. Os filhos de pais autoritários, em vez de se rebelar, optam por procurar áreas em que eles tenham o controle como, por exemplo, em relação aos hábitos alimentares.

Quando suspeitar que alguém próximo a você tem anorexia?

Se sua filha começar a restringir a ingestão de alimentos às refeições, fazer muita atividade física, e se preocupar excessivamente com o peso, você deve ficar alerta em relação à anorexia e procurar ajuda médica se necessário. O diagnóstico precoce no início da perda de peso pode reduzir a gravidade da doença e melhorar o prognóstico.

Quando alguém com diagnóstico ou suspeita de anorexia nervosa apresentar desmaios, pulso irregular ou convulsões, deve ser encaminhado ao pronto-socorro porque há risco de complicações graves e morte.

Há como prevenir a anorexia?

É muito difícil prevenir a anorexia nervosa. É muito importante, dentro do próprio seio familiar, incentivar uma atitude positiva e realista em relação à dieta e à prática de atividade física. Já em se tratando de uma pessoa com preocupação excessiva com o seu próprio peso peso, um aconselhamento precoce com profissional qualificado pode evitar a doença.

Fonte: Howstuffworks


Nenhum comentário: