segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Como funciona uma casa à prova de som!

Como funciona uma casa à prova de som.

Os ruídos podem se tornar um agente de irritação invisível. A moto sem silenciador que passa pela sua casa às quatro da manhã, acordando você do seu precioso sono; o seu vizinho, candidato a astro do rock, martelando no baixo; ou o companheiro de quarto tagarela que fala sem parar perto de você. Tudo o que você pede é um pouco de paz e silêncio.

Na guerra contra o barulho indesejado, você não é uma vítima indefesa. Embora provavelmente não seja capaz de manter o som totalmente dentro ou fora de um quarto ou casa, você certamente pode minimizar a agonia auditiva para você e para seus vizinhos. Sem derrubar sequer um tijolo da parede, você pode dominar o som, em vez de deixar que ele arruine sua vida.

Antes de chegarmos aos métodos para tornar um ambiente à prova de som, você pode estar imaginando como o som se infiltra de forma tão furtiva. Volumes moderados de conversação, música ou televisão podem atravessar paredes e a razão disso é que o som é resultado de uma série de vibrações que movem as partículas ao seu redor. Essa série de vibrações, ou ondas sonoras, leva o barulho do aparelho de som, que está do outro lado da sala, até os seus ouvidos.

Como precisa de partículas para transportar a vibração, o som não pode se propagar no vácuo. Pense que você está em um estádio e, de repente, uma fileira de pessoas começa a fazer a "onda". Se as cadeiras próximas estiverem vazias, a comemoração irá parar. Da mesma maneira, quanto mais densamente amontoadas essas partículas estiverem, melhor o som se moverá através delas, uma vez que as partículas não terão que fazer muito para sacudir as partículas ao redor. Quando você estiver em um campo aberto, contudo, o som não se espalhará também, pois as partículas estarão mais dispersas. Quanto mais longe as ondas sonoras precisam viajar de um ponto até o outro, mais fraco o som se torna.

Quando as ondas sonoras colidem com uma superfície sólida - a parede do seu quarto, por exemplo - algumas coisas podem acontecer:

  • a superfície irá refletir parte das vibrações de volta à fonte;
  • ou irá absorver parte do som convertendo as vibrações em energia térmica;
  • ou ainda, irá transmitir o som para o outro lado, para o seu quarto.

Como tornar uma sala à prova de som

A maior parte das queixas domésticas sobre ruídos é ligada à recepção de som, por isso, falaremos dessas técnicas primeiro.

Se você tem um orçamento um pouco maior e é habilidoso com uma furadeira (em inglês), você pode acrescentar uma parede dupla ou um forro falso para diminuir o barulho. Embora este artigo não vá se concentrar em projetos do tipo "faça você mesmo" para tornar o ambiente à prova de som, o conceito por trás deles é importante. Basicamente, você está construindo um espaço extra para o ar capturar e dissolver o som, pois o som não viaja sozinho. Uma vez que as ondas sonoras atravessam a primeira parede, o espaço adicional ajuda a deter parte do som, pois há uma queda na densidade de partículas. Planos de construção também costumam considerar o preenchimento dessas lacunas com isolamento, para funcionar como um meio adicional de absorver ruídos.

O som é absorvido ao converter as vibrações sonoras em energia térmica. Materiais fibrosos como isolamento ou espuma formam barreiras sonoras eficientes, pois o seu trançado absorve a vibração, criando calor, em troca. É por isso que tapetes sobre piso de madeira e pisos cerâmicos reduzem ruídos. Cortinas pesadas podem reduzir o volume do som em até 10 decibéis quando posicionadas de forma estratégica [fonte: Berendt (em inglês)]. Para colocar as coisas em perspectiva, digamos que isso tiraria você de um restaurante barulhento e o levaria para uma calma conversação em casa [fonte: dangerousdecibels.org (em inglês)].

Se é você quem faz a barulheira em sua casa, você também pode construir os seus próprios painéis à prova de som com isopor e tecido [fonte: Oldham (em inglês)]. É possível instalar diferentes formatos de espuma ou outros materiais porosos em paredes para agirem como difusores. Difusores ou painéis acústicos ajudam com a transmissão de som alterando a forma e a superfície de uma parede para minimizar e direcionar a quantidade de energia em onda que vai de um lado da sala para o outro [fonte: Elsea (em inglês)]. Mas evite formas côncavas, pois elas irão atrair o ruído em direção à parede [fonte: Elsea (em inglês)].

Você também pode, literalmente, bloquear o som com massa. Grandes estantes ou escrivaninhas junto a paredes comuns podem ajudar a isolar salas. Em particular, itens de concreto funcionam bem, pois sua massa e sua qualidade porosa absorvem parte das vibrações.

No processo de tornar um ambiente à prova de som dentro de casa, uma medida que pode melhorar bastante a situação é fechar as fendas pelas quais o som se infiltra (as rachaduras nos rodapés, brechas na vedação de janelas, ou outros espaços semelhantes). Calafetar e impermeabilizar pode calar de vez esses amplificadores. Tiras de borracha que bloqueiem a área entre a porta e o chão permitem a abertura e automaticamente são osbtruídas quando a porta é fechada. Você pode até comprar vedação de espuma que se encaixa por trás das placas de suas tomadas e fazer uma diferença [fonte: Warde].

Moradores de apartamentos com vizinhos barulhentos no andar de cima sempre têm problemas. Evitar este tipo de ruído é mais difícil, uma vez que a melhor atitude seria os vizinhos instalarem carpetes com espuma isolante entre o carpete e o piso. Para quem está embaixo, a medida mais eficiente seria construir um forro falso, mas provavelmente o dono do imóvel não permitiria. Para combater fogo com fogo, pense em comprar um gerador de ruído branco. Ao simular o som definitivo do silêncio, o aparelho pode encobrir as vibrações indesejadas que você recebe.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: