
Introdução
"Quanto maior for, maior será o tombo..."
Qual diferença de perder R1,00 para R$ 1,7 (bilhão)?
LONDRES, 9 Out 2008 (AFP) - Perder um bilhão de libras esterlinas (1,3 bilhão de euros, 1,7 bilhão de dólares) em 24 horas com a crise bancária na Islândia: essa foi a desventura sofrida esta semana por Robert Tchenguiz, empresário do setor imobiliário e de serviços na Grã-Bretanha.
A sorte, no entanto, parece ter dado as costas esta semana a um dos empresários mais conhecidos da Grã-Bretanha.
Segundo a imprensa, suas participações em vários grupos britânicos foram financiadas por meio de complexos esquemas pela Kaupthing Singer & Friedlander (KSF), uma filial londrina do Kaupthing, o maior banco da Islândia e terceiro a ser nacionalizado por Reykjavic devido à crise financeira que assola a ilha do norte da Europa.
O Financial Times informou nesta quinta-feira na capa de seu caderno “Empresas e Mercados” que a KSF -com pouca liquidez- obrigou na terça-feira Tchenguiz a ceder sua participação de 26% na Mitchells & Butlers, uma rede de bares (pubs) e restaurantes.
A operação causou para o investidor a perda de 400 milhões de libras.
A sangria continuou na quarta-feira com a cessão da participação de 10% de Tchenguiz na Sainsbury, terceira maior rede de supermercados do Reino Unido.
Essa segunda operação significou perdas na ordem de 600 milhões de libras esterlinas.
O pior é que, como previu o The Independent, as perdas de Tchenguiz podem não ter parado aí.
O magnata estaria a ponto de sair do capital da SCi, que produz jogos de videogame, conhecida por ter produzido sucessos como Thomb Raider.
Na quarta-feira, o título da SCi caiu mais de 15% depois dos rumores de que Tchenguiz -que possui 22% do capital da empresa- teria deixado seu conselho de administração, revelou o The Independent.
Fonte: UOL Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário