segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Como funcionam as luzes de Natal


Introdução

As luzes de Natal são uma parte interessante do feriado de final de ano. Nos meses de novembro e dezembro, podem-se ver jogos de luzes em todos os lugares: nas árvores de Natal, nas casas, nos arbustos, nas ruas e até mesmo em carros. Você já parou para pensar como funcionam essas luzes? Por que um jogo de luzes se apaga se uma das lâmpadas for retirada? E como são criadas as luzes que acendem em cores diferentes?

O consumo das luzes de Natal

Se você voltasse 30 ou 40 anos no tempo e visse como as pessoas decoravam suas casas e árvores com luzes, descobriria que a maioria delas usava pequenas lâmpadas incandescentes de 110 volts, com potência de 5 ou 10 watts. Você ainda encontra esses jogos, mas eles não são muito comuns devido aos seguintes motivos.
  • Eles consomem muita energia - se você tiver um jogo de 50 lâmpadas de 5 watts, o jogo irá consumir 250 watts. Imagine que a maioria das pessoas precise de dois ou três jogos para decorar uma árvore e de cinco ou dez jogos para decorar a casa. É muito consumo!
  • Como as lâmpadas consomem muita energia, elas geram muito calor - quando usados dentro de casa, três jogos de 250 watts (por jogo) geram tanto calor quanto um aquecedor de 750 watts. O calor individual das lâmpadas pode derreter alguns objetos.
  • Eles são caros - você pode comprar 10 pacotes de lâmpadas em miniatura por cerca de um dólar. As lâmpadas grandes podem custar de cinco a dez vezes mais.
A única vantagem desse arranjo é que a falha de uma lâmpada não tem nenhum impacto nas outras lâmpadas. Isso porque um sistema de lâmpadas de 110 volts dispõe as lâmpadas em paralelo, da seguinte forma:

Você pode ter duas, vinte ou duzentas lâmpadas em um jogo conectado em paralelo. O único limite é a quantidade de corrente que esses dois fios podem conduzir.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: