segunda-feira, 13 de abril de 2009

Como funcionam os óculos 3-D?


O sistema de visão binocular do ser humano é absolutamente incrível. Para objetos que estão de 6 a 7 metros de distância, o sistema de visão binocular nos permite dizer, com uma boa precisão, a distância que o objeto está. Por exemplo: se houver vários objetos no nosso campo de visão podemos dizer, automaticamente, quais estão mais longe, quais estão mais perto e qual a sua distância. Se olharmos o mundo com um olho fechado ainda assim iremos conseguir perceber essa distância, mas a precisão irá diminuir e teremos que confiar nas dicas visuais ou focar os espaços, sendo que ambas as opções são mais lentas.

Para ver a diferença que o sistema de visão binocular faz, peça que um amigo jogue uma bola para você e tente pegá-la com um olho fechado. Também experimente fazer isso em um quarto bem escuro ou à noite, onde a diferença é ainda mais notável. É muito mais difícil pegar uma bola com apenas um olho aberto do que com os dois!

O sistema de visão binocular baseia-se no fato de que nossos dois olhos são separados por 5 cm, por isso cada olho enxerga o mundo a partir de uma perspectiva um pouco diferente e o sistema de visão binocular no seu cérebro usa a diferença para calcular a distância. O seu cérebro tem a capacidade de relacionar as imagens que vê nos dois olhos, mesmo que elas sejam um pouco diferentes. Essa capacidade pode selecionar objetos nas duas cenas que está vendo e calcular a distância que um objeto está entre as duas imagens. Objetos que estão mais longe nas duas imagens estão mais perto do que os que não estão tão longe.

Se você já usou um View-Master ou um estereoscópio, viu seu sistema de visão binocular em funcionamento. Em um View-Master, cada olho vê uma imagem e as imagens são criadas por duas câmeras que fotografam a mesma imagem de posições um pouco diferentes. Seus olhos conseguem relacionar automaticamente essas imagens porque cada olho vê apenas uma delas.

No cinema, o motivo pelo qual usamos óculos tridimensionais é para apresentar imagens diferentes aos nossos olhos exatamente como faz o View-Master. Na verdade, a tela exibe duas imagens e os óculos fazem com que uma delas entre em um olho e a outra no outro olho. Há duas formas comuns de se fazer isso:

  • polarização - na Disney World, no Universal Studios e em outros lugares que usam óculos tridimensionais, o método favorito usa lentes polarizadas porque elas permitem a visualização das cores. Dois projetores sincronizados exibem duas imagens na tela, cada uma com uma polarização diferente. Os óculos deixam entrar apenas uma das imagens em cada olho porque eles têm lentes que também são polarizadas, (consulte Como funcionam os óculos de sol para aprender sobre lentes polarizadas);
  • vermelho/verde ou vermelho/azul - a polarização não funciona em uma tela de TV comum, por isso o sistema vermelho/verde é usado. Duas imagens são exibidas em uma tela: uma em vermelho e a outra em azul (ou verde). Os filtros dos óculos só permitem que uma imagem entre em cada olho e o cérebro faz o resto. Você não consegue assistir a um filme colorido quando estiver usando cores para conseguir a separação, por isso a qualidade da imagem não chega nem perto da qualidade do sistema polarizado.
Também há sistemas um pouco mais complicados, mas por serem caros, não são muito usados Por exemplo: em um sistema, uma tela de TV exibe as duas imagens, alternando uma logo após a outra. óculos LCD especiais bloqueiam a visão de um olho e, em seguida, a do outro, em uma rápida sucessão. Esse sistema permite visualizar cores em uma TV normal, mas exige um equipamento especial.

Fonte: 3D Cinemais

Nenhum comentário: