terça-feira, 26 de maio de 2009

Comidas e guloseimas, saiba mais!


O mundo de hoje é um “mundo de fast food ". O Fast food tem-se tornado cada vez mais popular devido à sua disponibilidade imediata, à sua facilidade de confecção, à sua conveniência e também pelo seu gosto saboroso.
Devido aos horários ocupados e caóticos dos tempos modernos, as pessoas não têm tempo para preparar refeições nutritivas ao longo do dia. Têm de sair de casa cedo de manhã e passar a maior parte do seu tempo no local de trabalho. Portanto, têm de depender de alimentos instantâneos disponíveis em restaurantes e cafés. Este tipo de alimentos tornou-se a principal escolha dos jovens devido ao gosto tentador do “junk food”. Apesar dos perigos do fast food, estes alimentos apela ao gosto de toda a gente, independentemente da idade. Estes alimentos altamente processados são também ricos em hidratos de carbono e gorduras.

Riscos do Fast Food

Como toda a rosa tem os seus espinhos, os fast foods também têm os seus efeitos nocivos. Por vezes, devido à sua disponibilidade fácil e ao seu gosto saboroso, as pessoas, especialmente os adolescentes, ficam viciados. O consumo de fast food numa base regular pode ter efeitos nocivos na saúde. Alimentos como noodles, wafers, bolos, pizzas etc. têm um valor nutricional baixo. São deficientes em vitaminas, proteína e/ou minerais, mas ricos em sódio e outros aditivos nocivos. Isto provoca doenças como a diabetes, a obesidade, problemas cardíacos, a obstrução das artérias, a redução da densidade óssea e muitos outros problemas associados. Pode também provocar a acidez e a falha a nível do fígado devido ao elevado conteúdo de gordura, sal e óleo. Demasiado junk food numa base regular pode provocar o excesso de peso devido ao excesso de calorias escondidas neste tipo de alimentos. Estudos demonstram que também afecta os níveis de concentração nos estudos académicos e também em outras actividades.

O Fast Food É Bom ou Mau?

É evidente que os riscos do consumo de fast food são bastante superiores aos seus efeitos positivos. O lado mau do fast food é que proporciona quase “zero” em termos de valor nutricional. Apesar deste facto, podemos incluí-los no nosso menu e exercer um controlo adequado sobre o seu consumo. O desejo por fast food entre vários indivíduos desde crianças a adultos é tal que não se consegue evitat totalmente o seu consumo. Em todas as cidades há McDonald's, Pizza Hut, Burger King, Telepizza e uma enorme variedade de outros restaurantes, sempre prontos a servir hamburgers e pizzas para todos os gostos. Como tal, é praticamente impossível evitarmos o fast food completamente no nosso quotidiano, tendo em conta o seu fácil acesso, o seu sabor aliciante, a sua disponibilidade imediata e o seu custo reduzido. O mais importante é tentarmos evitar uma dependência excessiva sobre este tipo de alimentos.

Fonte: www.manz.pt

Nenhum comentário: