terça-feira, 13 de outubro de 2009

Usando o computador com o pensamento


"Pensamento positivo" vai deixar de ser apenas uma expressão. Em breve movimentar cursores, digitar e trocar mensagens será possível apenas com a força do pensamento.

Nunca foi tão literal pensar positivamente. É isso o que vários pesquisadores ao redor do mundo estão querendo provar. Estudos relacionados à tecnologia e acessibilidade a caminho mostram que em um futuro próximo usar o computador vai exigir apenas um pouco de treino e muito pensamento positivo. O salto tecnológico vivido pela humanidade desde a invenção do computador permitiu que diversas ferramentas, até aquele momento inimagináveis, fossem parte do nosso cotidiano. Ou você acha que um dia nossos avós imaginavam ter acesso a bilhões de páginas na Internet sentados em frente a uma tela?

Do mouse de bolinha até a navegação por gestos, a maneira de interagir com as máquinas está mudando e o próximo passo a ser dado parece ser em direção à força do pensamento para usar equipamentos eletrônicos. As interfaces cérebro-computador, também conhecidas como BCI (Brain Computer Interface) já foram testadas e desenvolvidas por diversas empresas, a fim de aprimorar o funcionamento deste tipo de mecanismo e facilitar a inserção de pessoas com deficiências físicas ou mentais no mundo da tecnologia.

Parece que a ficção científica está a cada dia mais perto de se tornar realidade, pois o que víamos apenas em filmes como X-men com a Jean Grey, Star Trek e Geordi La Forge e até em Matilda não está tão longe de acontecer - mas claro, de forma muito menos cinematográfica. Afinal, movimentar carros e pessoas pelos ares, tão cedo não será comum.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: