sábado, 3 de maio de 2008

História da Barbie!


6 de setembro de 1959: Barbie chega às lojas

Por mais de quatro décadas, a conhecida boneca Barbie tem dado às garotas a chance de imaginar todos os estilos de moda possíveis. Ao mesmo tempo, a Barbie manteve-se no ritmo da moda das mulheres, modificando-se a cada década, indo de trajes clássicos parisienses da década de 60 às calças boca-de-sino e roupas executivas. Ela é a insuperável camaleoa, disponível em qualquer gênero ou tema imaginável. "Cinco de Mayo", "Alice no País das Maravilhas" e "Barbie aprende a cozinhar" são apenas alguns dos possíveis estilos da boneca. De fato, há quatro versões diferentes da Cher - duas versões "normais", uma dos anos 70 e outra dos anos 80.

Sua forma também criou polêmica ao longo dos anos - apesar de proporcionar às jovens garotas um modelo com vários estilos, muitos argumentam que o tipo de corpo da Barbie é irreal e impossível. Se a boneca ganhasse vida e fosse uma mulher adulta com 1,75 m, suas medidas de busto-cintura-quadril seriam inacreditavelmente artificiais: 91-45-83. Alguns alegam que meninas que brincam com essas bonecas poderiam receber uma visão distorcida de beleza e aparência. Outros inclusive sugerem que as bonecas reforçam o estereótipo negativo e conflitante das mulheres tidas como fracas, submissas e ignorantes. Então, como a Barbie surgiu?

A Barbie surgiu quando Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, viu sua filha, Barbara, brincando com bonecas de papel. Isto não era nada fora do normal para as garotinhas daquela época, já que as bonecas de papel eram um brinquedo popular. Mas Ruth notou algo interessante - sua filha gostava de imaginar as bonecas em cenários adultos e não como crianças. Ela sugeriu à Mattel a possibilidade de uma boneca adulta feminina, que pudesse servir de inspiração às jovens garotas para o futuro. Porém, a idéia foi rejeitada, os executivos achavam que as meninas não teriam interesse suficiente numa boneca potencialmente cara.

Com sua idéia em mente, Ruth viajou para a Europa e descobriu uma boneca popular da Alemanha chamada Lilli. Ela trouxe a boneca para os Estados Unidos e, usando Lilli como inspiração, terminou o projeto da Barbie (a boneca se chama Barbie, é claro, por causa da filha de Handler, Barbara). Com ceticismo, a Mattel finalmente concordou em produzir a boneca e apresentá-la durante a feira do brinquedo americano (American Toy Fair) de 1959, na cidade de Nova Iorque. A Barbie provou ser um enorme sucesso entre as jovens garotas e ainda permanece como um dos brinquedos mais reconhecidos do mundo.

O boneco Ken foi apresentado dois anos mais tarde, em 1961, e a Barbie formou a sua própria turma ao longo dos anos. Ela continua explorando tendências - as mais recentes vêm com iPods - e os colecionadores que procuram por uma nostalgia pagam grandes somas de dinheiro por uma boneca Barbie Vintage.

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/barbie.htm

Nenhum comentário: