Entre vários novos modelos de desktops e notebooks, a Positivo Informática lançou hoje o Mobo, um dos primeiros subnotebooks a chegar ao mercado nacional. Voltado aos profissionais e estudantes que precisam estar sempre em contato com a Internet e querem uma máquina pequena, leve e fácil de transportar, o Mobo não é um substituto de seu desktop ou notebook já existentes, mas sim um "companheiro" para o dia-a-dia, um micro na mesma categoria de máquina similares já lançadas no exterior como o ASUS eeePC, o Everex Cloudbook, o HP 2133 Mini-Note PC e o MSI Wind.
Pesando apenas 1.1 Kg, o Mobo é bem pequeno (cerca de 17.5 x 24.5 cm), e vem equipado com um processador VIA C-7 de 1 GHz e 512 MB de RAM. O espaço em disco é limitado: não há um HD, apenas 2 GB de memória Flash interna, dos quais cerca de 915 MB estão livres para o usuário. Entretanto, é possível expandir a capacidade com o uso de cartões de memória SD (em um slot logo abaixo do trackpad), ou pendrives e HDs externos USB. O monitor LCD de 7 polegadas opera a 800 x 600 pixels. Também há uma webcam instalada na moldura do monitor.
As opções de conectividade ficam por conta de uma interface de rede Ethernet, Modem 56K e interface sem-fio (wireless) 802.11 b/g. O teclado, em português, tem 80 teclas, mas seu tamanho reduzido pode ser desconfortável para quem tem mãos grandes. Igualmente pequeno é o trackpad, bem como os botões para clique esquerdo e direito, mas não é nada com o que seja impossível se acostumar. Segundo a Positivo, a bateria tem autonomia para quatro horas de uso contínuo, graças ao uso de componentes de baixo consumo e ausência de partes móveis (como HDs e leitores de CD).
O sistema operacional do Mobo é o Windows XP Home SP2, e o pacote que acompanha a máquina também inclui acesso ao Dicionário Aurélio e o discador Positivo, para acesso gratuito (discado) à internet. Além disso, as unidades de demonstração também incluíam o pacote de aplicativos de escritório BROffice.org, composto por editor de textos, planilha, software para apresentações e para desenho, e compatível com o Microsoft Office. No geral, a impressão inicial do Mobo é de um micro "esperto", que abriu rapidamente os aplicativos instalados e não teve problemas ao navegar na internet.
Além da versão adulta, a Positivo também apresentou um modelo voltado para as crianças, o Mobo Kids. A configuração é igualmente modesta, com a mesma quantidade de espaço em disco, memória RAM, tamanho de tela e webcam da versão adulta, mas processador Intel Mobile ULV de 900 MHz. O projeto desta versão é baseado no Classmate PC, o notebook educacional da Intel, e igualmente robusto, sendo resistente a quedas, poeira e derramamento de líquidos. A máquina é coberta por uma capa de vinil removível que a protege contra riscos e arranhões, e abre a possibilidade para personalização do visual com capas alternativas no futuro.
O Mobo e o Mobo Kids chegam ao mercado no dia 23 de maio, e tem a distinção de serem as primeiras máquinas no mercado nacional a quebrar a barreira dos "mil reais", com preço sugerido de R$ 999.
Fonte:http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2008/05/07/positivo_lanca_mini_notebooks_1301323.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário