quarta-feira, 11 de junho de 2008

Como funciona o Dia dos Namorados?




Na maioria dos países, o Dia dos Namorados é comemorado em 14 de fevereiro. No Brasil, a data escolhida é 12 de junho.

Esther Howland, a mulher que produziu os primeiros cartões comerciais de Dia dos Namorados nos EUA, em 1840, vendeu US$5 mil em cartões no primeiro ano de negócio, o que antigamente era uma quantia incrível. A indústria de cartões nos Estados Unidos vem crescendo desde então. Hoje em dia, mais de 1 bilhão de cartões de Dia dos Namorados são enviados no país a cada ano.

Cerca de 85% de todos os cartões são comprados por mulheres. Além de cartões, milhões de caixas de chocolates e buquês de rosas são comprados (principalmente por homens).

Quando a febre do Dia dos Namorados começou? Os estudiosos contam versões um pouco diferentes da história dessa data. Neste artigo, vamos ver a história, com suas raízes romanas e cristãs, além das tradições do feriado, que foram criadas ao longo dos anos. Também vamos ver alguns cartões antigos e outros mais atuais de Dia dos Namorados.

Símbolos do Dia dos Namorados

Não é difícil imaginar a ligação entre o coração e o Dia dos Namorados. Afinal, antigamente acreditava-se que o coração era a fonte das emoções. Depois, ele passou a ser associado unicamente ao amor. Mas hoje sabemos que o coração é, basicamente, o órgão que mantém o sangue circulando por nossos corpos.

Não se sabe quando o formato de coração do Dia dos Namorados se tornou o símbolo do órgão coração. Alguns estudiosos especulam que o símbolo do coração usado para o romance e para o amor originou-se das antigas tentativas de desenhar um órgão que as pessoas nunca haviam visto. De qualquer maneira, aqui estão outros símbolos do Dia dos Namorados e suas origens:

  • rosas vermelhas: acredita-se que eram as flores favoritas de Vênus, a deusa romana do amor. Além disso, a cor vermelha representa sentimentos fortes;
  • renda: usada antigamente para fazer os lenços das mulheres. Há centenas de anos, se uma mulher deixasse seu lenço cair, um homem poderia pegá-lo para ela. Algumas vezes, se a mulher estivesse interessada em um determinado homem, ela poderia intencionalmente derrubar seu lenço para encorajá-lo. Então, as pessoas começaram a pensar em romance quando se lembravam de seda;
  • laços de amor: têm uma série de curvas e arcos entrelaçados, sem começo nem fim. Como um símbolo do amor eterno, os laços de amor eram feitos com fitas ou desenhados em um papel;
  • pombos: conhecidos como "pássaros do amor" porque andam em pares e estão sempre bem próximos um do outro, como os namorados fazem. Os pombos são símbolos de lealdade e de amor porque os casais ficam juntos pela vida inteira e cuidam de suas crias juntos.

E por que o sinal de "X" representa um beijo nos EUA? Essa tradição começou com a prática medieval de permitir que aqueles que não sabiam escrever assinassem os documentos com um "X". Isso era feito perante testemunhas, e quem assinava tinha de beijar o "X" para mostrar sinceridade. Foi assim que o beijo passou a ser sinônimo da letra "X" e por isso o "X" começou a ser usado no fim das cartas, como um símbolo de beijo. Alguns acreditam que o "X" foi escolhido como uma variação do símbolo da cruz, ao passo que outros acham que pode ter sido um sinal do nome de Cristo, já que o "X", ou símbolo de Chi, é a vigésima segunda letra do alfabeto grego e foi usada na história da igreja para representar Cristo.

Passou a ser mais fácil enviar cartões pelo correio em meados dos anos 1800, quando o serviço postal moderno lançou o envio que custava um centavo. Até essa época, a postagem era tão cara que a maioria dos cartões era entregue em mãos.

Esther Howland enriqueceu com os primeiros cartões comerciais de Dia dos Namorados nos EUA. Hoje em dia, existem mais de 2 mil fabricantes de cartões de saudações naquele país.

Fonte: Howstuffworks

Nenhum comentário: