Em meio a crise internacional, Banco Central muda compulsório e libera mais dinheiro na economia
O que é esse tal de compulsório???

É o seguinte: todos os bancos são obrigados recolherem junto ao Banco Central parte do dinheiro depositado pelos seus clientes. Com isso, os bancos ficam com menos dinheiro para emprestar e fazer outras operações. Tipo: aplicações no exterior, mandar dinheiro para as matrizes. etc.
Após o anúncio do Banco Central, o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, afirmou que a crise bancária internacional está reduzindo as linhas para financiamento de comércio exterior, mas ainda não considera que haja uma situação crítica.
Quando reduz o compulsório, o Banco Central dá aos bancos mais dinheiro para emprestar aos seus clientes. "Quer dizer então que o dinheiro do correntista, ou do trabalhado, de todo os impostos, vão para os bancos respirarem?". Sim, meu amigo. Isso significa que você está pagando o banco para que ele possa usar seu dinheiro, pois banco nenhum fabrica dinheiro, pois o dinheiro é fabricado pela casa da moeda!..Entendeu?
Preste atenção: Então porque na minha conta corrente consta lá que eu tenho dinheiro? Na realidade, você pode até ter depositado seu dinheirinho lá, porém ele já foi capturado pelo banco, ou seja, usado pelo banco sem a sua ordem para pagar a um outro correntista que precisava sacar um valor semelhante ao seu! Tipo, Tiro de um e dou para o outro, entendeu? Aqueles números que aparecem no terminal bancário é tudo fictício, apenas virtual, pois o dinheiro físico, já saiu...Por isso esse medo dos bancos em de repente, todo mundo ir pedir seu dinheiro físico de volta, já pensou? Você chega no banco e pede, quero sacar meus R$ 10.000,00 agora, para guarda-lo ou comprar uma moto, um carro semi usado, pois você estaria fazendo um investimento de retorno material. E se todos fizerem isso ao mesmo tempo, pegar dinheiro no banco? Aí meu amigo, os bancos teriam que pedir ao Banco Central para mandar mais dinheiro, e nesse caso seria bem provável que receberiam um não, pois a Casa da Moeda não daria conta de fabricar cédulas e cunhar moedas, isso fica bem caro!
Segundo o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, "Existe de fato nas linhas externas para financiamento de comércio exterior um estreitamento de prazo, mas sob controle. Não temos luz vermelha ou luz amarela", ou seja, ninguém sabe de nada e nem se terá recursos para evitar saída de dinheiro no Brasil.
Então alertamos, procure seu banco e não caia na conversa de que está tudo azul, porque os banqueiros estão morrendo de medo de ver seus correntista sacando rios de dinheiro que não são deles...
Fonte: Folha on line. www.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário