O que vem a ser o efeito dominó?

O exemplo claro, visto atualmente é o ocorrido com os Estados Unidos. Hoje nesse momento, acaba de fechar mais um banco, o Washington Mutual (WaMu), porque? Necessariamente porque esse banco também, especulava dinheiro, ou seja criava do nada, apenas virtualmente. Então quando se começa mal, as coisas desandam. Na China, todos os bancos estão sendo tomados por correntistas para retirarem seus investimentos. Ou seja, a desconfiança é tamanha que talvez possa causar também um caos. Na Europa os Bancos ingleses, por terem a mesma afinidade com os Norte Americanos, também estão sofrendo com essa invasão da população para resguardarem seu dinheiro em casa!
Veja bem, o reflexo poderá atingir em cheio os países Sul americanos, a América do Sul. Quando da iniciativa do governo de Fernando Henrique Cardoso de garantir aos Banqueiros de abusarem das taxas e compras, de criarem capital especulativo (inventando dinheiro virtual), de vender todas as estatais (empresas Federais), abriu-se uma brecha maravilhosa para bancos estrangeiros. Primeiro a compra do Bamerindus pelo Internacional HSBC, depois outros bancos estaduais sendo fechados, primeiro pela farra política e agora esses bancos internacionais, estão tendo que cobrirem rombos enormes para suas Matrizes! O Santander, grupo que comprou muitas instituições nacionais, também está no mesmo rítmo! Ou seja, o governo tem capital que segura a onda internacional, mas não pode segurar a saída do dólar do país! Porque o nosso governo está comprometido com a linha internacional de negociação dos bancos internacionais!
Lá nos Estados Unidos, o governo americano deseja salvar os banqueiros (ladrões), com uma solicitação de $700 milhões de doláres. O que está ocorrendo? Os Americanos disseram não! Com o dinheiro do contribuinte, não! Existe nesse momento, conforme informações da CNN internacional, de que grupos organizados, organizações sociais, estão em peso obrigando ao Governo Norte Americano de pararem de usar o dinheiro do contribuinte para salvar a especulação. Ou seja, os banqueiros estão "ferrados". Lá a lei parece que funciona! E o povo americano, que procuram se informar, não quer nem saber! Que se dane o governo que usou mal o dinheiro público, e trate de usar para o bem comum americano.
Então o tal do "Efeito Dominó" começou a se espalhar pelo mundo. Tem muito político brasileiro, principalmente aqueles que gostam de filiar-se aos banqueiros nacionais e internacionais, estão começando a agir. Parece que o Banco Central do Brasil, está querendo aumentar a taxa de juros, assim cria-se o dinheiro fictício aqui, e o correntista deixa o dinheiro no banco e dá tempo de todos guardarem recursos nas maravilhas ilhas extrangeiras que não cobram nada para que os depósitos especulativos de qualquer cidadão rico, possa estar depositado! Viu?
Portanto, prestem atenção nos recados internacionais, e não no que ocorre somente internamente no Brasil!
Fonte: folha de são paulo, UOL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário