quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ALERTA VERMELHO: Apreensão nos Bancos Brasileiros!

Essa notícia caiu como uma bomba hoje.

Nos sites nacionais de maiores circulações, informou que os Bancos do "Brasil e a Caixa Econômica" Federal, poderão comprar partes de bancos particulares e empresas. Isso quer dizer que o número de retirada de dinheiro por parte de correntistas aos bancos particulares, estão fazendo com que muitos desses bancos recorram ao Banco Central. Nesse caso, o Banco Central, já injetou dinheiro o suficiente para brecar o descontentamento por parte dos investidores que cobram o retorno de seus investimentos, isso quer dizer que algumas
instituições financeiras particulares, não conseguem repor esse "buraco" deixado pela má administração particular desses bancos!


Reportagem:



Governo autoriza BB e Caixa Econômica Federal a 'estatizar' empresas privadas.

BRASÍLIA - O governo autorizou, por meio de medida provisória publicada na edição desta quarta-feira no Diário Oficial da União, a compra de ativos de instituições financeiras pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.

Na prática, a MP n.º 443, possibilita que esses bancos do Estado comprem parte de empresas privadas, em uma espécie de "estatização". O objetivo é injetar dinheiro nas instituições financeiras por meio da compra de seus papéis, para que elas repassem os recursos a seus clientes e alavanquem o crédito.

Com isso, o governo espera também, segundo o presidente Lula, obter mais controle sobre essas instituições nas quais tiver participação.

Para comprar esses ativos, o governo vai criar a empresa Caixa – Banco de Investimentos, sociedade por ações, subsidiária integral da Caixa Econômica Federal, com a finalidade de explorar atividades de banco de investimento.

A norma libera também o Banco Central do Brasil para realizar operações de swap (contratos que trocam os rendimentos em juros pela oscilação da moeda estrangeira) com bancos centrais de outros países, nos limites e condições fixados pelo Conselho Monetário Nacional.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário: