sábado, 9 de agosto de 2008

Quais são as doenças mais raras do mundo?


iStockphoto.com/RaycatDNA
Algumas das doenças mais raras do mundo são conseqüência de mutações genéticas

Dos homens das cavernas aos cientistas mais brilhantes de hoje, o homem sempre enfrentou os muitos problemas que as doenças apresentam. Algumas dessas doenças são hereditárias, sendo passadas de pais para filhos; outras ocorrem como conseqüência de mutações genéticas casuais. Há ainda doenças causadas por organismos microscópicos que se desenvolveram para viver dentro do corpo humano.

Algumas doenças têm ocorrências normais em todas as populações humanas, às vezes transformando-se em epidemia conforme se espalham por grandes áreas. Outras ocorrem com menos regularidade, embora a definição exata de doença rara (ou doença órfã) varie de acordo com cada país. O Instituto Nacional de Saúde nos Estados Unidos classifica uma doença como rara quando há menos de 200 mil casos no país. A União Européia define como rara qualquer doença que afete cinco ou menos pessoas a cada 10 mil. Qualquer que seja a definição, o problema é o mesmo: milhares de doenças raras acometem milhões de pessoas diariamente.

Mas quais são as doenças mais raras do mundo? Pode ser uma pergunta difícil de responder. Nós realmente temos que conhecê-las, já que elas não ocorrem com tanta freqüência? As novas doenças geralmente surgem quando vírus ou bactérias de um organismo se adaptam a hospedeiros humanos. Teoricamente, poderiam também surgir novas anomalias genéticas.

De acordo com o que se sabe sobre as doenças, como elas ocorrem e se espalham, para que uma doença seja considerada extremamente rara ela deve ser:

  • uma doença genética que raramente ocorre
  • uma doença praticamente erradicada pelo homem
  • uma doença hereditária confinada a uma raça específica
Fonte: How Stuff Works

Nenhum comentário: